User Tools

Site Tools


manual_apoio_incricoes

1. Processo de Renovação da Inscrição

O Instituto Politécnico de Viana do Castelo disponibiliza acesso ao serviço de inscrições on-line às épocas de avaliação, permitindo ao aluno realizar a sua inscrição sem ter que se deslocar à escola.

1.1 Local de realização do procedimento

Portal de Serviços Académicos netPA

1.2 Documentos obrigatórios

Do processo de renovação da matrícula fazem parte:

  • Fotocópia do documento de identidade, se a data de validade tiver sido ultrapassada.
  • Fotocópia do boletim individual de saúde, se a data de validade da vacina antitetânica tiver sido ultrapassada.
  • Comprovativo da morada de residência oficial (fotocópia de fatura da EDP, Água, etc) se alteras-te de morada.
  • Alunos Trabalhador-Estudante, deverão anualmente formalizar o pedido, nos termos definidos - pedidos só aceites no impresso próprio e com todos os documentos anexos necessários à sua apreciação.
  • IBAN (nib completo) + BIC SWIFT da conta bancária em caso de adesão ao sistema de débito direto e respetivo comprovativo da conta. Podes consultar num multibanco. Este procedimento é obrigatório mesmo que tenha escolhido do DD no ano anterior. Deves assinalar no documento de o nib é o mesmo, se é uma alteração ao anterior ou se inicias o DD pela 1ª vez.
    • Ter em atenção que para todos os alunos que escolherem o sistema de DD será iniciado na 2ª prestação.
    • No caso de o aluno pedir bolsa e quiser estar isento até receber a resposta da bolsa, deve comprovar com o documento impresso on-line no sistema de bolsas.
    • Depois de receberem a resposta da bolsa, têm apenas 15 dias para regularizar a situação, pagando todas as propinas até a data da comunicação, o sistema de DD apenas será ativo se o aluno comunicar até ao último dia útil do mês.
  • Ao enviar por e-mail deves colocar no assunto da mensagem o seguinte: Número do Aluno e Código do Curso (consultar no boletim de renovação).
  • Os Anexos devem ser enviados em PDF e com um tamanho reduzido.
  • Para converteres em pdf podes usar as últimas versões do Microsoft Office, Openoffice ou outras aplicações gratuitas para o efeito.

1.3 Emolumentos e Propinas

Pela renovação é devido o pagamento do emolumento de inscrição, seguro e de propina. Os valores são pagos via referencia multibanco ou presencialmente. Para teres acesso à tua renovação matrícula no netPA terás de ter todos os pagamentos em dia do ano anterior.

1.4 Alterar Modalidade de Propinas

Deves dirigir ao BU por e-mail e pedir para alterar a modalidade de pagamento (por defeito são geradas 10 prestações):

  • Modalidade única (podes pedir para gerar referência de MultiBanco)
  • Modalidade 4 prestações (podes pedir para gerar referência de MultiBanco )

1.5 Plano de Pagamento de Propinas em caso de dívida do ano anterior

Deves dirigir ao BU presencialmente de forma a ser analisada a situação atual e eventualmente apresentar um plano de pagamento faseado do valor em dívida. No caso de dificuldades podes enviar o pedido por e-mail e serão dadas mais instruções.

1.6 Regime de Estudo

Deves ter atenção ao regime de estudo pois está ligado diretamente ao cálculo das propinas

  • Tempo inteiro – Lança a totalidade de propina nas várias prestações
  • Tempo Parcial – Calcula com base nas uc’s escolhidas até ao máx de 38 ects, só depois de validar a pré inscrição pelos serviços é que podes consultar o valor das prestações escolhidas.
  • Finalista – Lança metade das propinas de tempo inteiro conforme regulamento de propinas até max 30 ects
  • Mestrados Aditamentos – Lança as prestações para aditamentos de entregas de Tese/Dissertação etc. Apenas valido depois de frequentar uma vez um semestre ou dois semestres completos dependendo da duração do Mestrado, normalmente acontece no segundo ano do curso. Deves consultar o BU da tua escola em caso de dúvidas.

2. Realização da Renovação de Inscrição

2.1 Autenticação no netPA

Para acederes ao teu perfil de estudante do IPVC no netPA, tens de te autenticar através do login e palavra passe que possuis do ano anterior na plataforma https://academicos.ipvc.pt .

Atenção

Para o correcto funcionamento das inscrições on-line deverá desactivar o bloqueador de janelas de pop-up do seu browser. Como proceder:

  • No Internet Explorer aceder à opção de menu Ferramentas > Bloqueador de janelas de pop-up >Desligar o Bloqueador de janelas de pop-up;
  • No Mozilla Firefox aceder à opção de menu Ferramentas > opções > Conteúdo e desmarcar a opção Bloquear janelas pop-up, para gravar clicar em OK;
  • No Google Chrome aceder à ferramenta no canto direito superior e selecionar a opção de Definições clicar na opção Mostrar definições avançadas…. de seguida no separador Privacidade clicar em Definições de conteúdo. Deslocar a página de configurações até ao separador Pop-ups, selecionar a opção Permitir que todos os sites mostrem pop-ups. Para gravar clicar em OK e fechar o separador de definições.

2.2 Verificar os dados pessoais

Já no interior da área pessoal (figura abaixo) poderás consultar os teus Dados Pessoais.

É importante confirmar o número de contribuinte (figura abaixo) e a morada para os recibos, em caso de erro deverás comunicar ao BU ou SAC, se não tiveres fotografia poderás carregar uma no formato passe normalizado (a face deve ser visível de frente, o fundo deverá ser solido a foto não deve ser escura com cores equilibradas), a tua foto será removida se não cumprir os requisitos.

Para alterar os contatos, seleccionar separador Contactos (figura abaixo)

No fim não te esqueças de Submeter pedido de alteração dos seus dados (figura abaixo) usando o botão para o efeito. Para regressar ao início clica em Home (figura abaixo)

De volta ao ecrã inicial estás pronto para iniciar o processo de Renovação da Inscrição. Clica em Inscreva-se já! (figura abaixo)

2.3 Iniciar o processo de renovação da inscrição

  • Para os processos que são preparados previamente pelo sistema
  • Clica em Continuar Matrícula (figura abaixo)

  • No caso do seu processo não tiver sido previamente preparado
  • Clica em Iniciar Matrícula para avançar (figura abaixo)

De seguida ser-lhe-à apresentada uma janela (figura abaixo) onde são descritos os Termos e Condições de utilização deste serviço Deves ler e clicar em Aceito os Termos e condições de utilização, só depois poderás avançar clicando em Continuar.

Se tiveres algum pré-requisito em falta será apresentado a janela abaixo. Neste exemplo tem dívidas do ano anterior em falta, logo só conseguirias continuar depois de as liquidar ou se pedisses um plano de pagamento alternativo.

Se clicares no link Tem dívidas por pagar surge uma janela com o resumo das dívidas

Caso não existam pré-requisitos deverá prosseguir clicando em Seguinte (figura acima).

Se desejares verificar os teus dados pessoais e corrigir alguma informação por ex: Validade da Vacina Antitetânica ou a validade do documento de identificação etc… clica em “Tem de preencher o Boletim de Matrícula – Dados Pessoais” no final deves clicar no botão Submeter pedido de alteração dos seus dados (figuras abaixo)

Depois de preencher/corrigir os dados pessoais voltamos ao resumo de Pré-requisitos.(figura abaixo) O sistema torna a validar se está em falta algum Pré-requisito se não faltar nada pode continuar.

Deves escolher o Ano Curricular apropriado (figura abaixo). Deves manter ou escolher o Ramo conforme o plano de estudos do curso (figura abaixo). Deves manter o Regime Estudo com a opção de Tempo inteiro, ou alterar para Tempo Parcial ou para Finalista se assim o desejar. (figura abaixo) No fim deverá clicar em Continuar para avançar.

A partir deste momento será apresentado por ordem os 3 Períodos de Inscrição disponíveis, Anual, 1º Semestre e 2º Semestre. Todas as cadeiras com status Reprovado do ano anterior estão pré-inscritas no caso de o processo ter sido previamente preparado se não apenas deverás selecionar as disciplinas que desejares. Deverá ter em atenção o contador de ECTS Inscritos e respeitar o seu Máximo, de acordo com as regras de cada curso em cada Escola. Se em algum período não tiveres disciplinas disponíveis deverás clicar em Seguinte para avançares.

Tipologia das disciplinas

NORMAL [N] – Em todos os cursos e em todas as escolas, este tipo de disciplina deverá ser sempre selecionado no caso de não estar concluída.

MODULARES [M] – Está presente em vários cursos da ESTG, este tipo de disciplina deverá ter associado varias unidades que devem estar todas concluídas para obter a nota final da disciplina mãe.

OPÇÃO [O] – Está presente em quase todos os cursos do IPVC, este tipo de disciplina deverá ter associado varias opções que devem estar todas ou apenas uma concluída (s).

A regra difere de curso para curso, deverás consultar o teu plano de curso para garantir a tua correta inscrição a este tipo de unidade. Se detetares que falta alguma disciplina deste grupo continua a tua inscrição e ao enviares ou entregares alerta para essa situação.

Na janela seguinte surgem as disciplinas do Período Anual (caso o teu plano de estudos tenha Auais). (figura abaixo) Depois de conferires as disciplinas ou se não existirem no teu plano de estudos deverás clicar em Seguinte para avançar (figura abaixo).

Nota: Caso a informação não se encontre atualizada no sistema, (por não terem sido lançadas ainda as classificações finais de uma qualquer unidade curricular on-line) poderão surgir disciplinas para inscrição às quais já tenha sido aprovado. Nessa situação, seleciona apenas as disciplinas que efetivamente constituem a tua proposta de inscrição e desmarca as que não interessam.

De seguida é apresentada uma janela onde surgem as disciplinas do Período 1º Semestre (figuras abaixo). Depois de conferires as disciplinas deverás clicar em Seguinte para avançar (figuras abaixo) Conforme vais marcando ou desmarcando o contador de ECTS inscritos vai atualizando. Podes ver os ECTS por unidade curricular no lado direito de cada linha (figuras abaixo) Pode também verificar se a unidade curricular é normal, de opção ou modular (figuras abaixo)

Para veres o conteúdo dos grupos das unidades curriculares de opção ou modular DEVES CLICAR na Acção “Escolher” (figura abaixo) Depois deves escolher as disciplinas conforme as regras e clicar em “Fechar” (figura abaixo)

Neste ecrã surgem as disciplinas do Período 2º Semestre. (figuras abaixo) Depois de conferires as disciplinas deverás clicar em Seguinte para avançar. (figuras abaixo)

Na janela de Confirmação de Inscrição (figura abaixo) surgem todas as disciplinas que escolhestes. Depois de conferires as disciplinas deverás clicar em Confirmar (figura abaixo) para avançar ou Modificar Inscrição se verificares algum erro e corrigir.

Na janela Inscrição concluída (figura abaixo) terminaste a tua escolha de unidades curriculares. Abre um comprovativo automaticamente (verificar o bloqueador de janelas (pop-up's). Deves guardar o documento gerado no final deste processo.

Neste comprovativo encontras as disciplinas que escolheste bem como o plano de pagamentos (figuras abaixo)

Deves agora enviar para o e-mail de inscricoes2017 da tua escola conforme lista em baixo, juntamente com os comprovativos de pagamentos e / ou documentos conforme instruções.

  • inscricoes2017esa@ipvc.pt
  • inscricoes2017ese@ipvc.pt
  • inscricoes2017estg@ipvc.pt
  • inscricoes2017esce@ipvc.pt
  • inscricoes2017ess@ipvc.pt
  • inscricoes2017esdl@ipvc.pt

3. Informações finais e suporte

As Escolas Superiores do IPVC irão dispor de um espaço próprio, equipado com computadores, destinados à realização de inscrições, o que não invalida que os alunos possam realizar o processo das suas inscrições on-line a partir das suas residências ou de um qualquer outro local.

Regulamentos internos e situações específicas de cada Escola estão disponíveis no portal e nos respetivos Académicos. Em eventuais problemas de acesso ao netPA, contactar os Serviços Centrais do IPVC, através do e-mail: si@ipvc.pt

Informação no portal:

manual_apoio_incricoes.txt · Last modified: 2017/08/28 16:30 by hjaques