User Tools

Site Tools


docentes_urkund

This is an old revision of the document!


Sistema de Deteção de Plágio - Urkund

Descrição

Este tutorial descreve o processo de configuração do módulo de deteção de plágio - Urkund, existente na plataforma de elearning. Este é um tutorial passo a passo com as etapas necessárias para configurar as definições do módulo. Para este processo deverá possuir as credenciais institucionais fornecidas pelo IPVC.

Em caso de qualquer anomalia ao inconformidade, por favor contactar os Serviços de Informática.

Configuração Passo a Passo

Criação do Trabalho:

Nota: Este é um tutorial de exemplo e alguns dos dados fornecidos deverão ser substituidos pelos dados do utilizador real.

Passo 1: Após aceder à plataforma de elearning, aceda à disciplina em que quer inserir o trabalho e insira a atividade/recurso pretendido.

Passo 2: Preencher os detalhes habituais na criação do novo trabalho.

Passo 3: Selecionar a opção URKUND módulo de plágio.

Passo 4: Rever as definições do módulo.

  • Confirmar se a opção Ativar URKUND está definido com o valor Sim
  • Mostrar ao aluno o registo de tópicos similares, Selecionar quando mostrar, se for o caso, a pontuação de similaridade para o estudante. Deve ter em atenção que estas opções podem estar bloqueadas pelo administrador da plataforma Moodle.
  • Show similarity report to student, definir se o relatório de similaridade gerado pela plataforma Urkund deve ser mostrado aos alunos. Deve ter em atenção que estas opções podem estar bloqueadas pelo administrador da plataforma Moodle.
  • Endereço receptor, nesta opção o docente deverá inserir o seu nome de utilizador do IPVC seguido do sufixo .ipvc@analysis.urkund.com. Este endereço será utilizado como identificador nos trabalhos submetidos na plataforma Urkund.
  • Enviar e-mail ao aluno, o docente define se a plataforma moodle enviará e-mails automáticos para os alunos.
  • Allow all supported file types, esta opção está bloqueada a não ser que o docente defina o seu valor como Não. Ter em atenção que neste caso, os tipos de ficheiros que serão permitidos terão que ser selecionados manualmente da lista apresentada. A seleção de vários tipos de ficheiros é efetuada clicando simultaneamente em CRTL + botão esquerdo do rato, ficando destacados a cor cinza os tipos selecionados.

Nota: Se a opção “Allow all supported file types” estiver defina para Não e não selecionar nenhum tipo de ficheiro, os documentos carregados no trabalho não serão submetidos para o URKUND.

Passo 6: De seguida clicar em Guardar alterações e voltar à disciplina ou Guardar alterações e mostrar.

Verificação de resultados:

Passo 1: Aceder ao curso, selecionar a disciplinar e o trabalho pretendido e clicar em Ver todas as submissões.

Passo 2: Verificação dos trabalhos submetidos. Os documentos com resultados pendentes do processo de análise são marcados com um ícone (roda dentada) junto do documento. A passagem do rato pelo ícone apresenta uma explicação em detalhe.

Os documentos com um resultado disponível terão um código de cores e uma pontuação percentual de similaridade junto do documento. Esses também são links que levam diretamente ao relatório detalhado de análise na plataforma URKUND.

Nota: Note que o valor apresentado não é, por si só, indicativo de plágio. A similaridade pode ocorrer num documento por vários motivos. Clique na pontuação percentual para mais informações.

docentes_urkund.1547652533.txt.gz · Last modified: 2019/01/16 15:28 by duarte