User Tools

Site Tools


docentes_sumarios

Sumários/Presenças

Este documento pretende ser um guia de referência rápida por forma a possibilitar, aos docentes, uma base de interação com a plataforma desenvolvida no âmbito da Atividade Letiva, neste particular com a funcionalidade que permite a elaboração e publicação dos sumários.

Para além da gestão dos sumários é possível ainda o acesso à Pauta de Assiduidade de cada uma das aulas e às operações a ele associadas (controle, marcação e justificação de presenças).

As dúvidas que surjam, quer na interpretação deste documento, quer na utilização da funcionalidade apresentada, devem ser dirigidas para o endereço de correio eletrónico institucional dos Serviços de Informática (si@ipvc.pt).

A consulta desta página não dispensa a consulta dos documentos e regulamentos em vigor que se encontram no processo de qualidade do IPVC e no Portal da Instituição.

Pré-requisitos

Para que o docente faça a gestão (elaboração e publicação) dos sumários e dos respetivos mapas de assiduidade das suas turmas necessita do seguinte:

  • Credenciais de acesso da Instituição (Utilizador e palavra-passe fornecidos pelo IPVC)
  • Acesso ao módulo Atividade Letiva (Ferramentas » Atividade Letiva)
  • No módulo da Atividade Letiva, acesso à opção AUL - Sumários/Presenças

No caso das credenciais do docente não permitirem o acesso à referida funcionalidade, a situação deverá ser reportada aos Serviços de Informática, preferencialmente por via eletrónica segundo os procedimentos definidos no processo de Gestão de Sistemas de Informação do Sistema de Gestão e Garantia de Qualidade do IPVC, com referência ao problema encontrado e o nome de utilizador de acesso aos sistemas da Instituição.

Notas:

A informação base das Aulas (aulas, salas, horas, etc) e a informação das Unidades Curriculares, lecionadas pelo docente, provém de duas fontes:

  1. Distribuição de Serviço Docente (DSD);
  2. Horários da organização;

Caso o docente encontre erros ou anomalias ao nível desta informação deve entrar em contacto com o Grupo Disciplinar (para o caso da DSD) ou com a comissão de horários da escola (para o caso de salas, aulas, etc).

Acesso

Para consultar toda a informação do sistema de sumários deve aceder à plataforma ON.IPVC (http://on.ipvc.pt) e com o seu utilizador e palavra-passe entrar na mesma. Após o acesso com sucesso deve seguir os passos em baixo apresentados para entrar no módulo de atividade letiva. Caso o docente tenha problemas com este acesso deve solicitar apoio aos Serviços de Informática pelo e-mail si@ipvc.pt

  Passo 1: Ferramentas » Atividade Letiva

  Passo 2: No módulo de atividade letiva deve clicar na opção "AUL - Sumários/Presenças"

  Passo 3: Nesta zona o docente vai encontrar um calendário com o Plano Semanal das suas aulas, que foram
  extraídas dos horários.

  Passo 4:
  No Plano Semanal, o docente poderá, com um clique, selecionar a aula desejada para operar sobre a mesma. 
   - Após clicar na aula que pretendemos interagir, abrimos a área do "Painel da Aula".
   - Nesta área encontramos o "Painel da Aula" gerado pela seleção da aula que lhe corresponde do Plano Semanal.

Descrição do Painel da Aula

  • (1) Aula selecionada

Após a entrada nesta área de trabalho, é possível a alteração da aula clicando, para o efeito, num dos outros botões que representam as aulas.

  • (2) Identificação da Unidade Curricular

Toda a informação mostrada na área Aula, corresponde à Unidade Curricular selecionada no Plano Semanal.

  • (3) Indicação do progresso do exercício da atividade letiva

Este progresso reflete os seguintes dois pontos:

  1. Aulas lecionadas
  2. Sumários publicados
  • (4) Totalidade das Aulas

Visão da totalidade das aulas afetas à Unidade Curricular selecionada, numeradas sequencialmente.

Esta área informa, para além da quantidade de aulas, o estado das mesmas. Este estado informa, cumulativamente, sobre o estado de lecionação e sobre o estado do sumário.

Cada uma das aulas constitui um botão que permite atualizar e operar sobre a Área de Sumário, da aula que lhe corresponde.

  • (5) Dados da aula selecionada

Nomeadamente Data da aula, Horário (dia da semana, horas de início e término), Sala (Unidade Orgânica e Sala), Turno, Turmas e Tipo. Note-se ainda que é possível alternar entre Sumário, Presenças e Substituição (se aplicável).

  • (6) Sumário

Área de preenchimento/consulta do Sumário, com um máximo de 1000 carateres. De preenchimento obrigatório.

  • (7) Bibliografia

Área de preenchimento/consulta da Bibliografia recomendada, com um máximo de 1000 carateres. De preenchimento opcional.

  • (8) Indicadores de gravação (por baixo da caixa correspondente à Bibliografia)
  1. Indicador de Elaboração
  2. Indicador de Publicação

(Cor cinzenta: por gravar; Cor verde: gravado)

  • (9) Botões de gravação
  1. Gravar: botão de gravação do sumário (elaboração)
  2. Publicar: botão de publicação do sumário

Perguntas Frequentes (FAQs)

O botão Gravar permite a gravação de um sumário, sem o publicar. Isto significa que permanece em estado de edição e apenas é visível ao docente. O botão Publicar efetua a sua publicação, disponibilizando-o aos alunos, deixando de estar (o sumário) em modo de edição. Note-se que o ato de Publicar um sumário, para além do descrito acima, faz a gravação do sumário e respetiva bibliografia.


Um sumário elaborado permanece em estado de edição e apenas é visível ao docente que o elaborou. Um sumário publicado não permite edição e fica visível ao aluno.


Sim. Após a publicação, o botão Publicar passa a ser Reabrir. O botão Reabrir permite colocar novamente o sumário da aula em edição. Isto significa, ainda, que o aluno deixa de ter acesso ao mesmo até que este seja publicado novamente.


No caso em que aparecem dois atributos (separados por uma barra “/”) estes significam, por esta ordem, Estado da aula/Estado do sumário. Por exemplo: “Lecionada/Publicado”, significa que a aula foi lecionada e o respetivo sumário já foi publicado.


Por algum motivo o sistema não consegue determinar o estado da aula. Neste caso, deverão ser contactados os Serviços de Informática.


Sim. Deverá clicar no botão Presenças (junto à informação da aula, imediatamente acima da área do sumário), aguardar pelo carregamento do Mapa de Assiduidade e, neste, clicar no botão Excel.


Sim. Deverá clicar no botão Presenças (junto à informação da aula, imediatamente acima da área do sumário), aguardar pelo carregamento do Mapa de Assiduidade e, neste, clicar no botão Observações.


Deverá clicar no botão Presenças (junto à informação da aula, imediatamente acima da área do sumário), aguardar pelo carregamento do Mapa de Assiduidade e, neste, proceder da forma pretendida. Neste particular, para um maior detalhe, deverá ser consultada a informação disponibilizada em Assiduidade dos Alunos.


docentes_sumarios.txt · Last modified: 2017/12/20 16:53 by nviana