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Esta página descreve de forma simplificada o processo de elaboração de Relatórios de Unidade Curricular (RUC) na plataforma ON.IPVC. A consulta desta página não dispensa a consulta dos documentos e regulamentos em vigor que se encontram no Sistema de Gestão e Garantia da Qualidade do IPVC, em particular no processo Formação, e no Portal da Instituição.
O docente Responsável pela UC para interagir com o sistema e elaborar os RUC necessita das seguintes condições:
Parte do RUC é preenchida automaticamente segundo as seguintes fontes:
Caso o docente encontre erros ou anomalias ao nível desta informação deve entrar em contacto com o Coordenador de Curso da respetiva Unidade Curricular ou com os Serviços Informática pelo e-mail si@ipvc.pt.
Para a elaboração e submissão do RUC deve aceder à plataforma ON.IPVC (http://on.ipvc.pt) e com o seu utilizador e palavra-passe entrar na plataforma. Após o acesso com sucesso deve seguir os passos em baixo apresentados para entrar no módulo de Atividade Letiva. Caso o docente tenha problemas com este acesso deve solicitar apoio aos Serviços de Informática pelo e-mail si@ipvc.pt
Passo 1: Dentro da plataforma ON.IPVC deve localizar a opção Ferramentas -> Atividade Letiva
Passo 2: No módulo de Atividade Letiva deve clicar na opção "RUC - Elaboração de Relatórios de Unidades Curriculares"
Passo 3: 1 - Clique em **Filtrar** para apresentar os RUC's a elaborar 2 - Clique no RUC a elaborar (coluna Estado) 3 - Permite consultar as notas do Coordenador de Curso relativo a respetiva UC, sendo apresentado no canto inferior direito (acedendo ao RUC caso tenha notas também será apresentado) 4 - Impressão do RUC Nota sobre os estados existentes: NOVO - Nunca foi aberto ou editado pelo responsável da UC EDIÇÃO - Em fase de edição por parte do responsável da UC PROPOSTA - Submetido a proposta de RUC para aprovação do coordenador de curso APROVADO - Aprovado pelo coordenador de curso NÃO APROVADO - Não aprovado pelo coordenador, voltando a estar disponível para edição por parte do responsável da UC
Passo 4: Acedendo ao RUC a elaborar é aberto um separado com o respetivo RUC com a informação previamente carregada das diversas fontes. O RUC apresenta como novidade a gravação automática e 3 botões de atualização de dados. 1 - Permite atualizar a listagem de docentes associados ao RUC (Gráficos e IASQUE) que possam não ter sido apresentados no momento da edição do RUC 2 - Recarregamento dos dados vindos dos académicos para situações em que dados como avaliações,presenças ,etc , não estarem disponíveis 3 - Permite recarregar dados do IASQE na grelha "Apreciação da UC pelos estudantes" 4 - Apresentação das notas do coordenador de curso sobre situações a corrigir ou sugestões para o RUC em causa 5 - Consulta das listas detalhadas dos alunos do valor apresentado 6 - Botão de submeter que após correto preenchimento é bloqueado ao nível da edição e alterado para um estado de PROPOSTA para o coordenador de curso.
Apresentação da informação geral da Unidade Curricular, identificação, docentes associados, número de horas e turnos Nota: Qualquer incongruência de dados notificar os Serviços de informática ou coordenador de curso
Dados carregados dos académicos sobre os valores estatísticos(presenças,avaliações,etc) dos alunos com a UC Nota: Qualquer incongruência de dados notificar os Serviços de informática ou coordenador de curso
Grelha de preenchimento das articulações dos conteúdos da UC/objetivos Nota: Qualquer incongruência de dados notificar os Serviços de informática ou coordenador de curso
Preenchimento das apreciações por parte do responsável da UC
Apreciação da UC pelos estudantes de carregamento automático caso os dados estejam disponíveis. Nota: Qualquer incongruência de dados notificar os Serviços de informática ou coordenador de curso
Apresentação de melhorias arrastando o numero de horas e descrevendo na caixa de texto.
Para aprovação de RUC's aceder no menu principal da atividade letiva em RUC - Validação de Relatórios de Unidades Curriculares, será aberto um separador com o filtro dos cursos em que o utilizador é responsável e o ano letivo a filtrar. O coordenador deverá interpretar da seguinte forma o estados:
Tomar a decisão de Não aprovado/Aprovado para assim definir o estado do RUC, caso não aprovado é obrigatório justificar apresentando anotações para o responsável corrigir.
A responsabilidade de nomeação do responsável das unidades curriculares é do Coordenador de Grupo Disciplinar e a nomeação é feita na Distribuição de Serviço Docente.
Existem 2 possibilidades para esta situação acontecer:
Opção 1: O programa da unidade curricular (PUC) não está aprovado e este precede o RUC.
Esta situação é validada verificando o estado do PUC, na consulta de PUC ou na elaboração de PUC.
Opção 2: O docente em causa não é o responsável da UC.
Esta situação é validada verificando o responsável da UC que está na consulta dos PUC.
O coordenador de curso deve colocar o RUC no estado não aprovado e a partir desse momento o responsável da UC pode editar os conteúdos do RUC e submeter novamente para aprovação.
Existem 2 possibilidades para esta situação acontecer:
Opção 1: O relatório da unidade curricular foi carregado antes do fim do IASQE.
Opção 2: A unidade curricular não teve respostas no IASQE.
Para resolver qualquer das situações o docente responsável deve utilizar a opção de “atualizar dados do IASQE” ou preencher os dados diretamente nos campos.
A consulta dos resultados do IASQE é obrigatória para resolver estas situações. Os resultados encontram-se disponíveis na zona do Observatório.