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Relatórios das Unidades Curriculares

Esta página descreve de forma simplificada o processo de elaboração de Relatórios de Unidade Curricular (RUC) na plataforma ON.IPVC. A consulta desta página não dispensa a consulta dos documentos e regulamentos em vigor que se encontram no Sistema de Gestão da Qualidade do IPVC, em particular no processo Formação, e no Portal da Instituição.

Pré-requisitos

O docente Responsável pela UC para interagir com o sistema e elaborar os RUC necessita das seguintes condições:

  1. Utilizador e Palavra-Passe fornecidos pelo IPVC;
  2. O Programa da Unidade Curricular (PUC) deverá ter sido aprovado pelo Coordenador de Curso ou CTC.
  3. O docente terá que ter na sua posse os dados do IASQE (se a UC tiver outros docentes, terá que solicitar os dados do IASQE também a esses docentes) e o número médio de presenças que não são de preenchimento automático.

Parte do RUC é preenchida automaticamente segundo as seguintes fontes:

  • Fonte 1: Distribuição de Serviço Docente (DSD);
  • Fonte 2: Académicos;
  • Fonte 3: PUC

Caso o docente encontre erros ou anomalias ao nível desta informação deve entrar em contacto com o Coordenador de Curso da respetiva Unidade Curricular ou com os Serviços Informática pelo e-mail si@ipvc.pt.

Elaboração e Submissão

Para a elaboração e submissão do RUC deve aceder à plataforma ON.IPVC (http://on.ipvc.pt) e com o seu utilizador e palavra-passe entrar na plataforma. Após o acesso com sucesso deve seguir os passos em baixo apresentados para entrar no módulo de Atividade Letiva. Caso o docente tenha problemas com este acesso deve solicitar apoio aos Serviços de Informática pelo e-mail si@ipvc.pt

  Passo 1: Dentro da plataforma ON.IPVC deve localizar a opção Ferramentas -> Atividade Letiva

  Passo 2: No módulo de Atividade Letiva deve clicar na opção "RUC - Elaboração de Relatórios de Unidades 
  Curriculares"

  Passo 3: 
1 - Clique no Play para apresentar os RUC's a elaborar
2 - Clique no RUC a elaborar (coluna Estado)
3 - Permite consultar as notas do Coordenador de Curso(depois de submetido para aprovação)
4 - Impressão do RUC (depois de aprovação)

  Passo 4: Caso seja um NOVO RUC será apresentado a lista de temas inseridos no PUC de modo a definir os
  temas a serem incluídos na análise do RUC

  Passo 5:
1 - Inserir o nºmédio de presenças (após gravação a taxa média de presenças e o respetivo gráfico serão 
atualizados)
2 - Permite adicionar dinamicamente os vários Objetivos de Aprendizagem da UC (previamente definidos no
PUC) tendo que inserir a descrição do Objetivo e selecionar os Temas do Conteúdo programático (também
previamente definidos no PUC) que se articulam com cada Objetivo
3 - Para a remoção deverá primeiro selecionar a linha pretendida e depois clicar
4 - Pode atualizar os temas selecionados anteriormente mas tenha atenção que todas as linhas adicionadas 
serão removidas
5 - Adequação de ECTS:  Arrastar o cursor para definir as horas ao RUC
6 - Botão de Gravar as alterações efetuadas permitindo assim a edição até a sua submissão para aprovação
7 - Botão para submeter o RUC que só mediante validação completa dos campos pode ser submetida para
aprovação do Coordenador de Curso
docentes_ruc.txt · Last modified: 2015/10/12 20:45 by psousa