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Relatórios das Unidades Curriculares

Esta página descreve de forma simplificada o processo de elaboração de Relatórios de Unidade Curricular (RUC) na plataforma ON.IPVC. A consulta desta página não dispensa a consulta dos documentos e regulamentos em vigor que se encontram no Sistema de Gestão e Garantia da Qualidade do IPVC, em particular no processo Formação, e no Portal da Instituição.

Pré-requisitos

O docente Responsável pela Unidade Curricular (UC) para interagir com o sistema e elaborar os RUC necessita das seguintes condições:

  1. Utilizador e Palavra-Passe fornecidos pelo IPVC;
  2. O Programa da Unidade Curricular (PUC) deverá ter sido aprovado pelo Coordenador de Curso ou CTC.
  3. O Inquérito de Satisfação da Qualidade de Ensino deverá estar concluído.
  4. As principais épocas de avaliação devem estar concluídas e as notas lançadas.

Parte do RUC é preenchida automaticamente segundo as seguintes fontes:

  • Fonte 1: Distribuição de Serviço Docente (DSD);
  • Fonte 2: Académicos;
  • Fonte 3: Programas das Unidades Curriculares (PUC);
  • Fonte 4: Inquérito de Satisfação da Qualidade de Ensino (IASQE).

Caso o docente encontre erros ou anomalias ao nível desta informação deve entrar em contacto com o Coordenador de Curso da respetiva Unidade Curricular ou com os Serviços Informática pelo e-mail si@ipvc.pt.

Elaboração e Submissão

Para a elaboração e submissão do RUC deve aceder à plataforma ON.IPVC (https://on.ipvc.pt) e com o seu utilizador e palavra-passe entrar na plataforma. Após o acesso com sucesso deve seguir os passos em baixo apresentados para entrar no módulo de Atividade Letiva. Caso o docente tenha problemas com este acesso deve solicitar apoio aos Serviços de Informática pelo e-mail si@ipvc.pt

  Passo 1: Dentro da plataforma ON.IPVC deve localizar a opção Ferramentas -> Atividade Letiva

  Passo 2: No módulo de Atividade Letiva deve clicar na opção "RUC - Elaboração de Relatórios de Unidades 
  Curriculares"

Passo 3: 
1 - Selecione o ano letivo pretendido e clique em **Filtrar** para apresentar os RUC's que o utilizador é 
responsável
2 - Clique no RUC pretendido caso esteja disponível para edição (coluna Estado)
3 - Permite consultar as notas do Coordenador de Curso da respetiva UC, sendo apresentado no canto 
inferior direito (acedendo ao RUC caso tenha notas para consultar também será apresentado)
4 - Impressão do RUC em formato PDF

Nota sobre os estados existentes atribuídos aos RUC's:
NOVO         - Nunca foi aberto ou editado pelo responsável da UC
EDIÇÃO       - Em fase de edição por parte do responsável da UC
PROPOSTA     - Submetido para aprovação do Coordenador de Curso
APROVADO     - Aprovado pelo Coordenador de Curso
NÃO APROVADO - Não aprovado pelo Coordenador de Curso, voltando a estar disponível para edição
               por parte do responsável da UC

  Passo 4: Acedendo ao RUC é aberto um separador com a informação do RUC previamente carregada das diversas
  fontes e as restantes caixas de preenchimento. O RUC apresenta como novidade a gravação automática e 3 
  botões de atualização de dados.
  1 - Permite atualizar a listagem de docentes associados ao RUC (Gráficos e IASQUE) que possam não ter sido
   apresentados no momento da edição do RUC;
  2 - Recarregamento dos dados vindos dos Académicos;
  3 - Permite recarregar dados do IASQE na grelha "Apreciação da UC pelos estudantes";
  4 - Apresentação das notas do Coordenador de Curso sobre situações a corrigir ou sugestões para o RUC 
  em causa;
  5 - Consulta das listas detalhadas dos alunos do valor apresentado;
  6 - Botão de submeter, que após correto preenchimento é bloqueado ao nível da edição e alterado para um 
  estado de PROPOSTA para o Coordenador de Curso.
  

  Apresentação da informação geral da Unidade Curricular, identificação, docentes associados, número de horas
   e turnos
  Nota: Qualquer incongruência de dados notificar os Serviços de informática ou coordenador de curso

  Indicadores carregados dos académicos(presenças,avaliações,etc) 
  Nota: Qualquer incongruência de dados notificar os Serviços de informática ou coordenador de curso

  Grelha de preenchimento das articulações dos conteúdos da UC/objetivos
  Nota: Qualquer incongruência de dados notificar os Serviços de informática ou coordenador de curso

  Preenchimento das apreciações por parte do responsável da UC
  

  Apreciação da UC pelos estudantes de carregamento automático caso os dados estejam disponíveis.
  Nota: Qualquer incongruência de dados notificar os Serviços de informática ou coordenador de curso
  

  Apresentação de melhorias arrastando o numero de horas e descrevendo na caixa de texto.
  

Aprovação do RUC

Esta atividade é da responsabilidade do Coordenador de Curso.

Para aprovação de um RUC aceder no menu principal da atividade letiva em RUC - Validação de Relatórios de Unidades Curriculares, será aberto um separador com o filtro dos cursos em que o utilizador é coordenador e o ano letivo a filtrar. O Coordenador deverá interpretar da seguinte forma o estados:

  • NOVO - Nunca foi aberto ou editado pelo responsável da UC estando deste modo inativo
  • EDIÇÃO - Em fase de edição por parte do responsável da UC inativo para aprovação
  • PROPOSTA - Disponível para análise e aprovação por parte do Coordenador
  • APROVADO - Aprovado pelo Coordenador de Curso bloqueando assim qualquer edição do RUC
  • NÃO APROVADO - Ainda não foi aberto pelo responsável para correção após não aprovação do RUC

Tomar a decisão de Não aprovado/Aprovado para assim definir o estado do RUC, caso não aprovado é obrigatório justificar apresentando anotações para o responsável corrigir.


Perguntas Frequentes (FAQs)

A responsabilidade de nomeação do responsável das unidades curriculares é do Coordenador de Grupo Disciplinar e a nomeação é feita na Distribuição de Serviço Docente.


Existem 2 possibilidades para esta situação acontecer:

Opção 1: O programa da unidade curricular (PUC) não está aprovado e este precede o RUC.

Esta situação é validada verificando o estado do PUC, na consulta de PUC ou na elaboração de PUC.

Opção 2: O docente em causa não é o responsável da UC.

Esta situação é validada verificando o responsável da UC que está na consulta dos PUC.


O coordenador de curso deve colocar o RUC no estado não aprovado e a partir desse momento o responsável da UC pode editar os conteúdos do RUC e submeter novamente para aprovação.


Existem 2 possibilidades para esta situação acontecer:

Opção 1: O relatório da unidade curricular foi carregado antes do fim do IASQE.

Opção 2: A unidade curricular não teve respostas no IASQE.

Para resolver qualquer das situações o docente responsável deve utilizar a opção de “atualizar dados do IASQE” ou preencher os dados diretamente nos campos.


O RUC só está disponível para edição quando está nos seguintes estados: NOVO, EDIÇÃO e NÃO APROVADO.

docentes_ruc.txt · Last modified: 2017/11/29 12:08 by psousa