Esta página descreve de forma simplificada o processo de consulta de pautas de assiduidade dos alunos e a forma de interação dos docentes com o sistema.
O docente para interagir com o sistema necessita de ter na sua posse os seguintes elementos:
Informação base das Aulas (aulas, salas, horas, etc): A informação das Unidades Curriculares que leciona e o volume de horas é obtido a partir de duas fontes:
Caso o docente encontra erros ou anomalias ao nível desta informação deve entrar em contacto com o Grupo Disciplinar (para o caso da DSD) ou com a comissão de horários da escola (para o caso de salas, aulas, etc).
O processo de registo automático de assiduidade consiste na utilização do cartão do colaborador e do cartão do aluno. O cartão do colaborador (no caso do Docente) é o elemento que gere a abertura e fecho das aulas. Os restantes cartões servem para registar a presença na aula em causa.
Todas as salas de aula estarão equipadas com um terminal de registo automático apresentado de seguida (na fase de piloto apenas as salas abrangidas pelos cursos envolvidos).
Utilização do terminal: - No visor é apresentada a data e hora e caso esteja a decorrer uma aula, a sigla da unidade curricular; - No simbolo de passagem de cartão, todos os utilizadores devem passar o cartão; - Para identificar se o cartão foi lido, o utilizador deve visualizar o seu nome no visor; - No terminal é apresentada a descrição da sala (exemplo: ESCE - Sala 4); - Existe um Código QR que identifica a sala (no futuro existirão serviços relacionados com este código)
Para consultar toda a informação do sistema de assiduidade deve aceder à plataforma ON.IPVC (http://on.ipvc.pt) e com o seu utilizador e palavra-passe entrar na mesma. Após o acesso com sucesso deve seguir os passos em baixo apresentados para entrar no módulo de atividade letiva. Caso o docente tenha problemas com este acesso deve solicitar apoio aos Serviços de Informática pelo e-mail si@ipvc.pt
Passo 1: Ferramentas » Atividade Letiva
Passo 2: No módulo de atividade letiva deve clicar na opção "AUL - Sumários/Presenças"
Passo 3: Nesta zona o docente vai encontrar um calendário com o Plano Semanal das suas aulas, que foram extraídas dos horários.
Passo 4: - No Plano Semanal, o docente poderá, com um clique, selecionar a aula desejada para operar sobre a mesma. - Após clicar na aula que pretendemos interagir, abrimos a área do "Painel da Aula". - Nesta área encontramos o "Painel da Aula" gerado pela seleção da aula que lhe corresponde do Plano Semanal. - Para acesso ao Mapa de Assiduidade (Presenças) deverá clicar no botão **Presenças** (junto à informação da aula, imediatamente acima da área do sumário) e aguardar pelo carregamento do Mapa de Assiduidade.
Passo 5: - Após o carregamento do Mapa de Assiduidade pode operar-se, sobre o mesmo, da forma descrita abaixo.