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colibri [2019/11/21 11:55]
filipemiranda
colibri [2019/11/21 11:57] (current)
filipemiranda
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-[[https://​educast.fccn.pt/​vod/​clips/​281e4agixv/​desktop.mp4?​locale=pt|External Link]] 
- 
- 
 ====== Colibri - Ambiente Colaborativo Multimédia ====== ====== Colibri - Ambiente Colaborativo Multimédia ======
  
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 ===== Como Utilizar? ===== ===== Como Utilizar? =====
  
-Neste manual serão identificados os passos principais para o agendamento e utilização da plataforma no modo "​**Aula**"​. 
- 
-==== Agendamento da Aula ==== 
- 
-=== Passo 1 === 
- 
-Após aceder ao link disponível acima, existem duas formas de efetuar o login na plataforma: clicando no botão "​Entrar"​ ou "​Agendar Reunião"​. 
- 
-{{ :​colibri_002.jpg?​600 |}} 
- 
-=== Passo 2 === 
- 
-De seguida, clicar no botão "​Autenticar"​ 
- 
-{{ :​colibri_003.jpg?​600 |}} 
- 
-=== Passo 3 === 
- 
-O utilizador terá que informar qual a instituição a partir da qual está a efetuar o acesso. Na caixa de texto poderá escrever "​Viana",​ selecionar a opção "​Instituto Politécnico de Viana do Castelo"​ e clicar em "​Entrar"​. 
- 
-{{ :​colibri_004.jpg?​600 |}} 
-{{ :​colibri_005.jpg?​600 |}} 
- 
-=== Passo 4 === 
- 
-O utilizar terá que inserir os seus dados de acesso institucionais. 
- 
-{{ :​colibri_006.jpg?​600 |}} 
- 
-A imagem que se segue apresenta o formulário para agendamento da aula. 
- 
-{{ :​colibri_007.jpg?​600 |}} 
- 
-=== Passo 5 === 
- 
-Neste momento o utilizador terá que preencher os campos necessários para o agendamento da aula. 
- 
-  * Titulo da reunião; 
-  * Dia; 
-  * Hora; 
-  * Duração; 
-  * Proteger reunião com senha de sala; 
-  * Dimensão esperada; 
-  * Tipo de reunião; 
-  * Idioma da reunião. 
- 
-Na imagem que se segue são apresentadas as opções para selecionar o dia e a duração da reunião. ​ 
- 
-A seleção do dia é efetuada escolhendo um dia no calendário apresentado e a duração da aula, terá que ser escolhida entre os valores apresentados na lista. Ao definir a duração da aula, deverão ter em conta a duração da aula e os valores disponíveis e colocar sempre um valor superior ao tempo previsto para a aula. 
- 
-{{ :​colibri_007_01.jpg?​600 |}} 
- 
-Na imagem abaixo são apresentadas as opções para selecionar a dimensão da plateia que estará a assistir à reunião, o tipo de reunião e o idioma em que decorrerá a reunião. 
- 
-  * Na definição da dimensão da plateia esperada para a aula, o utilizador terá que fazer uma estimativa dos intervenientes,​ de modo a que sejam preparados os recursos necessários para que a plataforma consiga dar resposta às exigências técnicas necessárias para o tipo de reunião. 
-    * Pequena - Até 5 participantes;​ 
-    * Média - Até 15 participantes;​ 
-    * Grande - Até 30 participantes;​ 
-    * Auditório - Mais de 30 Participantes 
- 
-  * A definição do tipo de reunião estabelece como é efetuada a interação entre os diversos intervenientes:​ 
-    * Trabalho de Casa - Todos os participantes podem falar, apresentar e partilhar conteúdos desde o início da reunião; 
-    * Reunião - Semelhante ao anterior; 
-    * Aula - O anfitrião da reunião tem de dar privilégios aos participantes para que estes possam intervir. 
-    * Outro - Todos os participantes podem falar, apresentar e partilhar conteúdos desde o início da reunião; 
- 
-  * Na definição do idioma, o utilizador terá que escolher entre o idioma Português ou Inglês. 
- 
-{{ :​colibri_007_02.jpg?​600 |}} 
- 
-Estando todos os campos preenchidos,​ basta clicar em "​Agendar reunião"​. 
- 
-{{ :​colibri_008.jpg?​600 |}} 
- 
-A imagem que se segue apresenta a confirmação do agendamento e o link de acesso à aula. 
- 
-{{ :​colibri_009.jpg?​600 |}} 
- 
-Existem vários separadores onde podemos alterar algumas das configurações iniciais do agendamento da aulas. Nas imagens que se seguem são apresentadas as opções que podem ser modificadas. 
- 
-{{ :​colibri_010.jpg?​600 |}} 
- 
-{{ :​colibri_011.jpg?​600 |}} 
- 
-O envio do link que dá acesso à aula pode ser efetuado diretamente através da plataforma. Este envio pode ser feito de duas formas: 
-  * Registo dos endereços de email dos intervenientes da aula; 
-  * Importação de um ficheiro .csv com os endereços de email dos intervenientes. 
- 
-{{ :​colibri_012.jpg?​600 |}} 
- 
-{{ :​colibri_012_01.jpg?​600 |}} 
- 
-==== Preparação da Aula ==== 
- 
-Concluído o processo de agendamento da aula é necessário fazer a preparação da mesma, procedendo ao carregamento dos documentos que serão utilizados e alteração,​ se necessário,​ do layout a utilizar durante a aula. 
- 
-=== Passo 1 === 
- 
-Para aceder à preparação da aula basta clicar no separador "​**Gerir**"​ e de seguida "​**Preparar reunião**"​ 
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-{{ :​colibri_010_01.jpg?​600 |}} 
- 
-=== Passo 2 === 
- 
-Clicar em "​OK"​ 
- 
-{{ :​colibri_016.jpg?​600 |}} 
- 
-=== Passo 3 === 
- 
-Inserir a senha da sala e clicar em "​Entrar na sala" 
- 
-{{ :​colibri_017.jpg?​600 |}} 
- 
-=== Passo 4 === 
- 
-Fechar a mensagem inicial 
- 
-{{ :​colibri_018.jpg?​600 |}} 
- 
-Layout de administração da aula. Os blocos apresentados neste layout podem ser movimentados ou eliminados consoante as preferências do utilizador. 
- 
-{{ :​colibri_019.jpg?​600 |}} 
- 
-=== Passo 5 === 
- 
-No primeiro acesso à aula, é apresentado um documento pré-carregado com um pequeno tutorial de utilização da plataforma. 
- 
-Para proceder ao carregamento dos ficheiros que iremos utilizar na aula temos que parar a apresentação deste documento clicando em "Parar compartilhamento"​ 
- 
-{{ :​colibri_019_01.jpg?​600 |}} 
- 
-=== Passo 6 === 
- 
-De seguida clicamos no botão assinalado na imagem abaixo 
- 
-{{ :​colibri_019_02.jpg?​600 |}} 
- 
-=== Passo 7 === 
- 
-Selecionar a opção "​Compartilhar documento"​ 
- 
-{{ :​colibri_019_03.jpg?​600 |}} 
- 
-=== Passo 8  === 
- 
-Escolher os documentos a utilizar durante a aula. Os documentos terão que ser carregados individualmente. 
- 
-{{ :​colibri_019_04.jpg?​600 |}} 
- 
-{{ :​colibri_019_05.jpg?​600 |}} 
- 
-{{ :​colibri_019_06.jpg?​600 |}} 
- 
-==== Gestão dos Recursos da Aula ==== 
- 
-Nas imagens que se seguem são apresentadas as opções da barra de menu. 
- 
-Opção "​Ficheiro"​ 
- 
-{{ :​colibri_048.jpg?​600 |}} 
- 
-Opção "​Layouts"​ 
- 
-{{ :​colibri_049.jpg?​600 |}} 
- 
-Opção "​Pods"​ 
- 
-{{ :​colibri_050.jpg?​600 |}} 
- 
-Opção "​Áudio"​ 
- 
-{{ :​colibri_051.jpg?​600 |}} 
- 
-Opção ícone "​Coluna"​ 
- 
-{{ :​colibri_052.jpg?​600 |}} 
- 
-Opção ícone "​Microfone"​ 
- 
-{{ :​colibri_053.jpg?​600 |}} 
- 
-Opção ícone "​Webcam"​ 
- 
-{{ :​colibri_054.jpg?​600 |}} 
- 
-Opção ícone "​Levantar a mão" 
- 
-{{ :​colibri_055.jpg?​600 |}} 
- 
-Ao iniciar a aula, o utilizador deverá seguir os seguintes passos: 
- 
-=== Passo 1 === 
- 
-Ativar o som do microfone. Clicar no icone do microfone e de seguida clicar em "​Permitir"​. 
- 
-{{ :​colibri_020.jpg?​600 |}} 
- 
-=== Passo 2 === 
- 
-Ativar a webcam. Clicar no icone da webcam e de seguida clicar em "​Iniciar compartilhamento"​. 
- 
-{{ :​colibri_022.jpg?​600 |}} 
- 
-Ao ativar a webcam pela primeira vez, a plataforma irá perguntar se deseja iniciar um complemento que melhora a performance do sistema. 
- 
-O utilizador não é obrigado a usar este complemento,​ mas ele é necessário se o utilizador quiser usar a partilha do ambiente de trabalho durante as aulas. 
- 
-{{ :​colibri_023.jpg?​600 |}} 
- 
-Clicar em "​Sim"​ 
- 
-{{ :​colibri_023_01.jpg?​600 |}} 
- 
-Conluída a instalação do complemento será aberta uma nova janela com a área de gestão da aula. 
- 
-{{ :​colibri_024.jpg?​600 |}} 
- 
-=== Passo 3 === 
- 
-Habilitar a webcam dos participantes da aula 
- 
-{{ :​colibri_054_01.jpg?​600 |}} 
- 
-=== Passo 4 === 
- 
-Iniciar a apresentação dos conteúdos da aula. 
- 
-Existem três opções para a partilha de conteúdos: 
-  * "​Compartilhar minha tela" - Partilha do ambiente de trabalho ou uma janela específica do utilizador; 
-  * "​Compartilhar documento"​ - Partilhar documentos (PPT, PPTX, PDF, JPEG, JPG, PNG, SWF) 
-  * "​Compartilhar quadro branco"​ - Partilha de uma tela em que o utilizador poderá desenhar livremente. 
- 
-{{ :​colibri_025.jpg?​600 |}} 
- 
-== Partilha de Tela == 
- 
-Na partilha de tela existem três opções: 
-  * "​Desktop"​ - O Ambiente de trabalho; 
-  * "​Applications"​ - Uma aplicação que esteja iniciada no computador do utilizador; 
-  * "​Windows"​ - Uma janela específica de uma aplicação. 
- 
-{{ :​colibri_026.jpg?​600 |}} 
- 
-Por exemplo, para partilhar uma página aberta no browser "​Google Chrome",​ selecionamos o separador "​Applications",​ colocamos um visto na aplicação e clicamos em "​Share"​. 
- 
-{{ :​colibri_027.jpg?​600 |}} 
- 
-No monitor do utilizador ficará visível a aplicação selecionada e por cima desta, uma área para gestão da aula. 
- 
-{{ :​colibri_028.jpg?​600 |}} 
- 
-Durante a apresentação a área de gestão ficará minimizada bastando clicar em cima do ícone mais à esquerda para visualizar novamente todas as opções. Para parar a partilha do ambiente de trabalho basta clicar em "Parar compartilhamento"​. 
- 
-{{ :​colibri_029.jpg?​600 |}} 
- 
-== Partilha de documentos == 
- 
-À semelhança do procedimento efetuado para a preparação da aula, clicamos em "​Compartilhar documentos"​ e escolhemos a opção "​Arquivos carregados"​. Desta forma serão listados todos os documentos previamente carregados. 
- 
-Nota: Durante a aula o utilizador ainda pode carregar novos documentos para a plataforma. 
- 
-{{ :​colibri_030_01.jpg?​600 |}} 
- 
-Assumindo um documento .pdf, o utilizador poderá navegar pelo mesmo como se estivesse a visualizar um ficheiro no formato pdf. No fundo da janela do documento aparece uma barra de navegação para auxiliar a manipulação do documento. 
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-{{ :​colibri_032.jpg?​600 |}} 
- 
-Ao colocarmos o rato no topo da janela onde está apresentado o documento, visualizamos mais uma barra que nos permite as seguintes opções: 
-  * parar a partilha do documento; 
-  * colocar um ponteiro no documento de modo a assinalar algum ponto específico;​ 
-  * executar uma ferramenta de desenho que nos permite desenhar sobre o documento; 
-  * colocar o documento no modo "Ecrã inteiro"​. 
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-{{ :​colibri_033.jpg?​600 |}} 
- 
-{{ :​colibri_034.jpg?​600 |}} 
- 
-{{ :​colibri_035.jpg?​600 |}} 
- 
-{{ :​colibri_036.jpg?​600 |}} 
- 
-== Partilha de quadro branco == 
- 
-O quadro branco, como o próprio nome indica, é uma tela branca em que o utilizador pode desenhar ou escrever livremente. 
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-{{ :​colibri_036_01.jpg?​600 |}} 
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-==== Gestão dos participantes de aula ==== 
- 
-A gestão dos participantes é muito simples. Existe no layout de gestão da aula um bloco chamado "​Participantes"​ em que são apresentados os utilizadores que são "​Gestores"​ ou "​Apresentadores"​ da aula e os que são apenas "​Participantes"​. 
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-{{ :​colibri_037.jpg?​600 |}} 
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-Para realizar alguma ação sobre um dos participantes basta colocar o ponteiro do rato sobre o nome do participante e serão apresentadas as opções disponíveis. 
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-{{ :​colibri_038.jpg?​600 |}}  
- 
-Para que um participante possa intervir na aula terá que pedir autorização. O utilizador será então notificado que existe um participante que "​Levantou a mão"​. ​ 
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-Nesse momento o utilizador terá que decidir se dá a palavra ao participante da aula ou se rejeita o pedido efetuado. 
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-{{ :​colibri_039.jpg?​600 |}} 
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-Quando o participante terminar a sua intervenção na aula o utilizador terá que "​Desabilitar o microfone"​ do participante para que não haja interferência na tempo restante da aula. 
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-{{ :​colibri_040.jpg?​600 |}} 
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-==== Gravação da aula ==== 
- 
-A plataforma permite a gravação da aula para consulta ou exibição futura. 
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-A gravação da aula é efetuada na opção de menu "​Reunião"​ >> "​Gravar reunião..."​ 
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-{{ :​colibri_041.jpg?​600 |}} 
- 
-De seguida é pedido ao utilizador uma designação para a gravação. 
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-{{ :​colibri_042.jpg?​600 |}} 
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-Quando a gravação é iniciada, é apresentada no canto superior direito uma mensagem a informar que a sessão está a ser gravada. Nesta mensagem existem dois botões que permitem efetuar uma pausa na gravação ou terminar a gravação da aula. 
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-{{ :​colibri_043.jpg?​600 |}} 
- 
-Durante a gravação apenas fica visível no layout da plataforma um ícone vermelho a informar que a sessão está a ser gravada. 
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-{{ :​colibri_044.jpg?​600 |}} 
- 
-Para terminar a gravação o utilizador terá que clicar no ícone vermelho e selecionar "Parar gravação"​. 
-A gravação da aula ficará disponível na área pessoal do utilizador. 
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-{{ :​colibri_043.jpg?​600 |}} 
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-==== Encerramento da aula ==== 
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-Para o utilizador dar a aula como terminada terá que aceder a "​Reunião"​ >> "​Encerrar reunião..."​ 
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-{{ :​colibri_045.jpg?​600 |}} 
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-De seguida o utilizador terá que escrever uma mensagem a informar que a aula está terminada e clicar em "​OK"​. 
- 
-{{ :​colibri_046.jpg?​600 |}} 
- 
-Para finalizar será apresentada a informação sobre o encerramento da aula. Esta mensagem também será apresentada aos participantes da aula. 
  
-{{ :​colibri_047.jpg?​600 |}} 
  
 ==== Login na aplicação ==== ==== Login na aplicação ====
colibri.txt · Last modified: 2019/11/21 11:57 by filipemiranda